domingo, 13 de agosto de 2017

“Rotinometria”

       Uma coisa importante é saber priorizar nosso tempo com o mais importante. Fazer uma boa gestão do tempo. Como técnica de autopesquisa, no viés da autoinvestigação, onde “contra fatos não há argumentos”, chega-se a um diagnóstico. Insights e conclusões são gerados. Propomos a seguir, um exercício de medir a qualidade e a quantidade de tempo gasto nas suas tarefas rotineiras.

Exercício: Preencha o quadro a seguir e verifique a comprovação durante uma semana. Considerando que há atividades que não são diárias, sugerimos analisar por um período de sete dias. Você também poderá fazer quinzenal ou durante todo o mês. E ainda, por três meses, para comprovar as repetições. Em seguida, calcule os percentuais de tempo dedicado a cada atividade ou ao grupo de área da vida. A proposta da tabela abaixo é para uma semana, o que já lhe dará uma boa ideia do que você prioriza efetivamente.

Atividade
Quantidade de horas
Total de horas/semana
% horas
S
T
Q
Q
S
S
D
Sono









Alimentação









Higiene









Trabalho/Carreira









Deslocamentos









Exercícios Físicos









Cuidados com Filhos









Atividades Domésticas









Organizações Diversas









Convivialidade Sadia









Voluntariado









Autopesquisa









Leitura/Estudo









Escrita









Hobbie









Lazer









Televisão









Outro:









Outro:









Outro:









Outro:









Total:



       Após uma semana ou um mês de anotações e comprovações, totalize as horas empregadas em cada atividade. Em seguida, calcule os percentuais de tempo dedicado a cada uma. E aí? Suas escolhas cotidianas são condizentes com seus valores e prioridades? Qual área da vida concentra sua maior dedicação de quantidade e qualidade de tempo?


Indicação de defesa de verbete: https://www.youtube.com/watch?v=T0mphvTUfds

Nenhum comentário:

Postar um comentário